MARCELO MANDELLI

Na cirurgia vascular encontrei minha paixão. O cuidar das pessoas me encanta

Foi aos 17 anos que o então estudante Marcelo Mandelli resolveu que seguiria a carreira de médico com especialização em cirurgia vascular. Muito provavelmente inspirado na convivência com o pai e o irmão, também cirurgiões vasculares, e das histórias da profissão contadas à mesa nos almoços de domingo em família, em Porto Alegre (RS). “Meu pensamento inicial era ser arquiteto, mas acompanhei por muito tempo os dois e acabei gostando. Passei no vestibular e estudei por longos anos até me formar em Medicina, em 1993, na PUC-RS”, conta o cirurgião vascular, que pouco tempo depois da formatura resolveu se mudar com a esposa Patsy Mandelli para Florianópolis (SC) em busca de oportunidades profissionais. A mudança para a capital catarinense foi impulsionada principalmente pelo fato de a residência em cirurgia vascular no Hospital Regional São José possuir convênio com o Hospital Germans Trias y Pujol, em Barcelona, na Espanha. “Este foi o motivo que me fez trocar a residência em Cirurgia Cardiovascular pela Cirurgia Vascular. Sonhava com um treinamento no exterior desde os primeiros anos da faculdade e esta oportunidade apareceu”, explica o médico. Nesta época, ele estava recém-casado com Patsy. O casal aguardava a entrega do apartamento que havia comprado e a entrega dos móveis, que tinham sido encomendados há pouco tempo, mas não pensaram duas vezes em deixar tudo para trás e correr em direção deste sonho.

Qualificação profissional

 

Aprender cada vez mais e se especializar são palavras de ordem para Mandelli. Por isso, ele está sempre em busca de qualificação e de conhecimento, além de participar de diversas conferências pelo mundo como conferencista. Entre os eventos mais marcantes dos quais já participou, o cirurgião vascular cita o treinamento na Mayo Clinic, em Rochester (EUA), e o treinamento no Hôpital Cariologique, na Université Lille (França).

“O treinamento na clínica Mayo me impressionou pela seriedade e organização da clínica. Incrível como uma clínica fundada em uma pequena cidade do interior se tornou a número um nos Estados Unidos. Realizei treinamento em técnicas cirúrgicas avançadas, o que me proporcionou o início do desenvolvimento da técnica que criei para tratar meus pacientes”, explica ele, emendando que na França teve a oportunidade de consolidar o treinamento iniciado na Mayo Clinic. “Dr. Stephan é um profissional jovem, de extrema qualidade e competência, foi uma inspiração para mim.”

paixão pela família e pelo cuidar

 

Aos 47 anos, casado com a fisioterapeuta Patsy Mandelli, pai de Pedro, 17 anos, e de Maria Eduarda, 12, Dr. Marcelo Mandelli tem na família seu porto seguro e sua fonte de inspiração para continuar se dedicando ao trabalho. “Apesar de ser um arquiteto frustrado, foi na cirurgia vascular que encontrei minha paixão. O cuidar das pessoas me encanta, o uso de tecnologias inovadoras neste cuidado me fascina. Acredito que a empatia, o se colocar no lugar do paciente, é fundamental para o médico estabelecer sua conduta com as pessoas. É uma pena que as conquistas são cada dia menos comemoradas e as derrotas são inesquecíveis, mas isto faz parte de ser um bom médico.”

enamorado da cirurgia vascular

 

A cirurgia vascular mudou muito após minha residência. Atualmente, 90% das técnicas que utilizo não fizeram parte da minha formação como residente. Foi uma das especialidades que mais agregou tecnologia com redução drástica da agressão cirúrgica ao paciente”, considera Mandelli.

Segundo ele, são estas novas tecnologias e seus resultados surpreendentes, que desenvolveram nele a paixão atual pela profissão. “Foi um enamorar progressivo. Isto me estimula a estar em constante aperfeiçoamento. Não me sinto confortável na minha zona de conforto. Preciso sempre buscar mais e mais conhecimento.”

Conselhos para ter qualidade de vida

 

Qualidade de vida é tema recorrente na vida de todos os brasileiros. Por isso também a busca pelo bem-estar e pela saúde esteja em evidência. Dr. Marcelo Mandelli tem uma receita infalível para quem quer ter uma vida longa e saudável. Entre os conselhos do médico para se obter qualidade de vida estão: ter uma dieta saudável e evitar gorduras e sal em excesso, evitar fumar e utilizar produtos com tabaco, manter o controle da pressão arterial, controlar os níveis de colesterol e glicemia e evitar a automedicação.

“Atitudes como praticar atividades físicas moderadas e regulares, beber água e manter o corpo hidratado, além de usar roupas e calçados confortáveis também fazem parte da lista. E nunca se esqueça de reservar uma parte do seu dia para você, para meditar, fazer uma atividade prazerosa,curtir a vida. Seja feliz. Isto é o mais importante.”

NOSSA EQUIPE

José Pedro Mandelli

Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e membro titular da entidade, Dr. José Pedro Mandelli formou-se em Medicina pela UFRGS e já foi condecorado com a Comenda da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelos serviços prestados ao Estado e pelo atendimento humanizado que dispõe aos seus pacientes. É perceptor da Residência Médica de Cirurgia Vascular do Hospital Regional de São José (HRSJ-HMG), na Grande Florianópolis, desde 1996.

Patsy Geraldine Balconi Mandelli

Formou-se em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre (IPA/RS), é vice-presidente da Associação e Empresas de Fisioterapia do Estado de Santa Catarina (Assefisio/SC) e coordenadora na Reabilitar Núcleo de Fisioterapia. Na pós-graduação, mestrado e doutorado respectivamente, aprofundou-se nas áreas da Administração, Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Entre em contato